quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Balanço das leituras de 2015

Fonte
Sei o que estão a pensar: mas quem é que faz o balanço de 2015 em Fevereiro de 2016? Eu, aparentemente. Como já referi por aqui, 2016 não está a ser propriamente um ano fácil e isso reflecte-se também na actividade do blogue. Ainda considerei não fazer balanços nem resoluções para este ano, até porque provavelmente, e a julgar pela amostra de ano até agora, 2016 não será um ano para grandes objectivos... Contudo, acho importante esta retrospectiva, esta análise do que correu bem e menos bem no ano anterior e que me permitirá ajustar as minhas expectativas para este ano. Por isso, e porque mais vale tarde do que nunca, aqui fica o balanço de 2015 no Tantos Livros Tão Pouco Tempo:

Resoluções para 2015:

Ler 75 livros - superado. Li 80, mais todos os contos digitais da colecção do DN.
Ler mais livros que já tenho na estante - foi superado também. Li 38 livros da pilha TBR, 19 físicos e 19 ebooks, que correspondem a 48% das minhas leituras.
Comprar menos livros - Se contar apenas as aquisições, mesmo incluindo os ebooks, cumpri, pois só comprei* 75 livros (27 físicos e 48 ebooks). Mas ganhei em passatempos mais 177 livros, pelo que a pilha cresceu bastante em 2015...
Ler, pelo menos, um livro de um autor português - li 3, embora um tenha sido uma releitura. Ah, e li mais 31, se contar com a colecção de contos digitais do DN.
Completar os oito desafios de leitura em que me inscrevi - só terminei cinco...

*a maior parte nem sequer foram comprados, pois utilizei vales de desconto que me tinham oferecido ou que ganhei em passatempos.


E agora, vamos às estatísticas:

Número de livros lidos: 80 (mais os contos digitais do DN)
Total de páginas lidas: 21671
Média de páginas lidas por mês: 1806
Média de páginas lidas por dia: 59
Lidos para desafios: 58

Género do autor:
Masculino - 12
Feminino - 68

Nacionalidade do autor:
Americana - 52
Britânica - 14
Canadiana - 4
Portuguesa - 3
Brasileira - 3
Outra (Chilena, Colombiana, Marroquina e Indiana) - 8

Autores mais lidos:
Wendy S. Marcus - 3
Agatha Christie - 3
Zoe York - 3
Marissa Clarke - 3
Carmen Falcone - 3
Kelly Moran - 3
Susan Mallery - 2
Sarah Morgan - 2
Julia Quinn - 2
Heather Graham - 2
Brenda Novak - 2
Jennifer Probst - 2
Lisa Kleypas - 2
Madeline Hunter - 2
Outros - 52

Géneros mais lidos:
Romance contemporâneo - 29
Romance de época - 16
Literatura - 12
Mistério/suspense/crime - 6
Romance paranormal - 6
Romance erótico - 5
Outros - 6

Edição lida:
Original (inglês) - 56
Original (português) - 3
Tradução (português) - 21

Ano da edição:
2015 - 25
2014 - 25
2013 - 8
2012 - 6
2011 - 1
2010 - 3
2009 - 2
2008 - 3
2007 - 3
2004 - 1
1998 - 1
1996 - 1
1986 - 1

Século da edição original:
Séc. XX - 10
Séc. XXI - 70 

Editoras mais lidas:
Harlequin - 17
Asa - 9
Auto-publicado - 9
Entangled - 7
Dom Quixote - 3
Loveswept - 2
Quetzal - 2
HarperImpulse - 2
Bookouture - 2
5 Sentidos - 2
Outras - 25

Origem dos livros:
Recebido para review - 39
Comprei - 19
Biblioteca - 6
Gratuito - 6
Ganhei - 4
Presente - 2
Troquei -1
Outra - 3

Formato:
Físico - 27
Ebook - 53


Em 2015 li menos que no ano anterior, quer em número de livros, quer em número de páginas. Mas foi um ano de boas leituras, uma vez que 12 livros tiveram classificação 5. A média e a moda das classificações foi 4, o que é um bom indicativo. Infelizmente, 2 livros tiveram classificação 1, e até eram livros que pensava que iria gostar...

Voltei a conseguir controlar o número de aquisições (não, não estou a contar com os livros que ganhei nem com os que consegui gratuitos) e mesmo os que comprei, foram comprados na maioria com vales, pelo que não me custaram nada... Estou satisfeita com o balanço entre livros novos e livros da pilha TBR que li em 2015, mas gostava de conseguir aumentar o valor do segundo. Mais uma vez não consegui terminar todos os desafios de leitura em que estava inscrita (três ficaram por cumprir), sendo que 58 dos 80 livros que li (73%) contaram para desafios.

Em 2015 li três autores portugueses (um foi uma releitura), voltei a ler autoras cujos livros se tornaram leituras obrigatórias para mim (Julia Quinn, Lisa Keypas, Madeline Hunter, Sarah Morgan, Brenda Novak, Eloisa James e Jennifer Haymore) e descobri novas autoras que quero voltar a ler (Wendy S. Marcus, Zoe York, Marissa Clarke, Carmen Falcone, Kelly Moran e Jennifer Probst). A leitura da minha colecção de livros de Agatha Christie não correu tão bem como planeado e culpo a exibição da adaptação televisiva dos mesmos na Fox Life...

A grande maioria dos livros que li fazem parte de séries (52 mais 2 que não fazem, mas deviam fazer...). Algumas já tinha iniciado em anos anteriores e outras comecei em 2015 e quero continuá-las. Mas vou tentar focar-me mais em continuar/terminar as que já iniciei e não em começar novas...

Mais uma vez li mais ebooks do que livros físicos (66% das minhas leituras foram ebooks), mas é melhor começar a fazer um mealheiro porque o Kindle está a ameaçar morrer há uns 6 meses...
 
E pronto, acho que já me alonguei bastante num balanço que já vem bastante atrasado. De uma forma geral, foi um bom ano em relação a leituras, mas foi também um ano em que apercebi que estava a participar em demasiados desafios, e que isso não é aquilo que me apetece neste momento. Mesmo assim, só deixei cair dois em 2016 e estou inscrita em 6. Diminui os objectivos em alguns, mas se mesmo assim perceber que não dá, não vou insistir só para os cumprir. 2016 será um ano, pelo menos em relação a leituras, de muito baixas expectativas!

Sem comentários:

Enviar um comentário