quinta-feira, 7 de maio de 2015

Opinião: "Heiress Without A Cause"

Autor: Sara Ramsey
Série: Muses of Mayfair #1
Editor: Auto-publicado
Edição/reimpressão: Fevereiro de 2012
ASIN: B00CID1VJQ
Formato: Ebook (Kindle) 
Páginas: 343
Origem: Gratuito na Amazon

Sinopse: One title to change his life...

A disgraced son with a dark reputation, William “Ferguson” Avenel is content to live in exile–until his father dies in the scandal of the Season. With rumors of insanity swirling around them, his sisters desperately need a chaperone. Ferguson thinks he’s found the most proper woman in England–and he won’t ruin her, even if he secretly desires the passionate woman trapped beneath a spinster’s cap.

One chance to break the rules...

Lady Madeleine Vaillant can’t face her blighted future without making one glorious memory for herself. In disguise, on a London stage, she finds all the adoration she never felt from the ton. But when she’s nearly recognized, she will do anything to hide her identity–even setting up her actress persona as Ferguson’s mistress. She’ll take the pleasure he offers, but Madeleine won’t lose her heart in the bargain.

One season to fall in love...

Every stolen kiss could lead to discovery, and Ferguson’s old enemies are determined to ruin them both. But as their dangerous passion ignites their hearts and threatens their futures, how can an heiress who dreams of freedom deny the duke who demands her love?

A minha opinião: Este livro é o primeiro de uma série focada em quatro mulheres à frente do seu tempo. Isto porque cada uma delas tem um talento especial, mas têm de os manter em segredo por não serem considerados actividades adequadas para jovens de boas famílias...

Em Heiress Without A Cause a protagonista é Lady Madeleine Vaillant. Orfã desde muito nova, Madeleine foi criada pelos tios (do lado da mãe) e, para além do trauma de ser orfã, tem também de lidar com o sentimento de abandono, já que o seu pai era um aristocrata francês e tanto ele como a sua mãe (inglesa), escolheram ficar em França para morrer pelos ideais em que acreditavam do que fugir para Inglaterra com ela.

Madeleine é considerada uma encalhada, não se esperando já que venha a casar, e é por isso que ganha coragem para fazer aquilo que sempre quis fazer: actuar no teatro. Obviamente tem de o fazer disfarçada, pois se a verdade se soubesse seria não só a sua ruína, como também um embaraço para a sua família. Mas a verdade é que  Madeleine é mesmo muito talentosa e rapidamente os espectáculos de Madame Marguerite Guerrier se tornam a sensação da época para a sociedade londrina.

William “Ferguson” Avenel estava perfeitamente satisfeito a viver na Escócia com a família da mãe, mas as mortes trágicas do pai e dos irmãos mais velhos forçam-no a regressar para assumir o título e as funções de Duque. Mas Ferguson sabe como o poder pode enlouquecer um homem, ele viu-o acontecer, por isso pretende regressar à Escócia assim que consiga arranjar casamentos às duas irmãs mais novas.

E é ao pedir a Madeleine que seja acompanhante das irmãs e as ajude na sua introdução em sociedade que os dois se conhecem. E qual não é o espanto de Madeleine quando no dia seguinte ele assiste ao espectáculo de Madame Guerrier e a visita nos bastidores...

Não demora muito até que Ferguson descubra que Madeleine e Marguerite são a mesma pessoa e, para proteger a reputação dela e, por associação, a das suas irmãs, Ferguson propõe-lhe que finjam ser amantes. O que implica passarem muito tempo juntos, estando Madeleine, na maior parte desse tempo, nas suas roupas de cena... A atracção entre ambos é forte, mas se Madeleine, conformada que está com o seu estatuto de encalhada, pretende aproveitar a oportunidade para ter a relação íntima que nunca terá de outro modo, já Ferguson está determinado em provar que não é o homem que fingiu ser para poder fugir do pai e, por muito atraído que se sinta por ela, recusa-se a desonrá-la.

Mas como reagirá a sociedade londrina, sabedora do caso entre Ferguson e Marguerite, quando este começar a cortejar Madeleine?

Gostei desta história e, sobretudo da ideia de que as protagonistas desta série têm todas talentos em actividades, na época, vedadas a senhoras. E talvez a autora tenha começado logo pelo talento mais difícil de colocar em prática. Mesmo disfarçada, há sempre o risco de que alguém reconheça Madeleine e, se não fosse pela ajuda de Ferguson, alguém a teria "forçado" a tornar-se sua amante a sério.

A Madeleine é uma protagonista forte e determinada e gostei que tivesse consciência das suas limitações, sabendo que os seus dias no palco eram limitados e que não poderá actuar para sempre. E o Ferguson é um protagonista à sua medida porque entende a necessidade que ela tem de, por uma vez na vida, mostrar o seu talento e ajuda-a e protege-a como pode e, por causa dela, começa a reconstruir a sua relação com as irmãs. Vou continuar a seguir a série.

Classificação: 3

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para o Desafio TBR Pile 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário