sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Opinião: "O Tio Prodigioso"

www.wook.pt/ficha/o-tio-prodigioso/a/id/88017?a_aid=4e767b1d5a5e5&a_bid=b425fcc9
Título original: The Fabulous Clipjoint
Autor: Fredric Brown
Série: Ed & Am Hunter #1
Tradutor: Mário Quintana
Colecção: 9 mm nº17
Editor: Mediasat Group, S.A.
Edição/reimpressão: Setembro de 2005
ISBN: 8498193982
Páginas: 192

Sinopse: Ed Hunter tem 18 anos, mas não quer acabar como o pai, bêbado, casado com uma "velha" mal-humurada. Uma noite, o pai não regressa a casa - é roubado e assassinado num bar da cidade. Ed, que fica sozinho, procura o tio Ambrose, com quem faz equipa para tentar descobrir quem é o assassino. "O Tio Prodigioso" (1947) é o primeiro de seis livros com a mesma dupla. O autor americano Fredric Brown (1906-1972), também conhecido como autor de romances de ficção científica, venceu o Mystery Writers Edgar Award com este seu primeiro romance.

A minha opinião: Precisava de ler um mistério vintage de um autor que nunca tivesse lido antes para o desafio Vintage BINGO e o escolhido foi este O Tio Prodigioso. Tinha mais algumas hipóteses, mas acabei por escolher este por ser o primeiro de uma série e assim, se gostasse, poderia tentar arranjar os restantes para ler. Infelizmente, não me parece que os vá procurar... É que este é um mistério do estilo noir e eu não sou particularmente fã desse estilo de mistérios...

Wallace Hunter aparece morto num beco e tudo indica que terá sido assaltado e atacado quanto se encontrava bêbado. O seu filho Ed procura o tio Ambrose, que trabalha numa feira ambulante, pois não está convencido que se tenha tratado de um simples assalto que terminou em assassinato. O tio Ambrose concorda e, juntos, começam a investigar o caso. E, obviamente, há muito mais na história do que parecia à primeira vista.

Nunca me consegui ligar a nenhuma das personagens, nem ao Ed, que me irritou várias vezes, nem ao tio Ambrose, que me pareceu muito interessante ao início, na feira, mas aos poucos, começou a parecer o típico investigador particular durão. E, para uma história com uma dupla de detectives, não partilharem a informação um com o outro não me pareceu muito inteligente...

Sendo este o primeiro livro da série, provavelmente a relação entre eles ir-se-á desenvolver e irão trabalhar mais em equipa, mas vou ficar sem saber.

Tenho noção que o problema é meu, que não vou à bola com o género, e acredito que quem gosta do mesmo tenha neste livro uma leitura prazeirosa. Infelizmente não foi o meu caso e, às tantas, já revirava os olhinhos a certas coisas.

Classificação: 2

-------------------------------------------------------------------

Este livro conta para os Desafios Vintage Mystery BINGO 2014 (author never read before), TBR Pile 2014 e Mount TBR 2014.

1 comentário:

  1. I'm not a big fan of the noir genre either. It's rare that I find myself liking one very much.

    ResponderEliminar