terça-feira, 25 de março de 2014

Opinião: "The Spinster's Secret"

Autor: Emily Larkin
Editor: Entangled Publishing
Edição/reimpressão: Novembro de 2013
ASIN: B00BH9QG7O
Páginas: 218
Origem: Requisitado no NetGalley

Sinopse: Penniless spinster, Matilda Chapple, lives at isolated Creed Hall, dependent on the austere charity of unloving relatives and under pressure to marry a man twice her age. In an attempt to earn enough money to escape this miserable existence, she writes a series of titillating 'confessions'. Her secret is safe -- until battle-scarred Waterloo veteran, Edward Kane, reluctantly accepts the commission to uncover the anonymous author's identity.

While staying at bleak Creed Hall, Edward finds himself unaccountably drawn to his host's lonely niece. Can Matilda conceal the secret of her scandalous writings, or will Edward discover that the spinster and the risqué authoress are one and the same person? And when Matilda feels the need to experience sex as her fictional courtesan does--will she lose her heart to Edward, along with her virginity?"

A minha opinião: Matilda encontra-se numa situação impossível. Orfã e pobre, foi acolhida pelo seu tio em Creed Hall, onde leva uma vida austera, e está agora a ser pressionada a casar com um homem com idade para ser seu pai. Por isso, quando encontra o diário de uma jovem Condessa que viveu há meio século também em Creed Hall e que descreve os seus encontros amorosos com o moço de estrebaria, Mattie tem uma ideia que poderá resolver todos os seus problemas e garantir-lhe aquilo que mais quer, a sua independência. Assim, Mattie resolve escrever e publicar confissões amorosas, sob a identidade de Chérie, baseando-se no diário da Condessa e numa cópia de Fanny Hill que encontrou entre as coisas do seu falecido primo Toby.

É precisamente por causa de Toby que Edward se desloca a Creed Hall, para entregar ao seu pai os pertences de Toby, que morreu para o salvar em Waterloo. E é ao tentar cumprir esse dever junto ao pai de Toby que acaba por se comprometer com uma missão na qual nem sequer se revê: descobrir a verdadeira identidade de Chérie e desmascará-la, por forma a parar a publicação das suas confissões. E é assim que Edward se vê como hóspede em Creed Hall por bastante mais tempo do que inicialmente previa.

Enquanto tenta cumprir a sua missão, Edward acaba por passar bastante tempo com Mattie e sente-se inexplicavelmente atraído por ela. Mas Edward regressou desfigurado de Waterloo e as suas cicatrizes são tanto físicas como psicológicas e, por isso, está convencido que nenhuma mulher o quererá. Mas Mattie parece não se importar com o seu aspecto, parece apreciar genuinamente a sua companhia, e ela não é como nenhuma outra mulher que Edward já conheceu, o que aumenta ainda mais o seu encanto...

Entretanto, Mattie está cada vez mais perto de conseguir os fundos suficientes para garantir a sua independência, falta-lhe apenas escrever uma confissão para as memórias de Chérie. Mas essa confissão consiste na descrição da primeira vez de Chérie, o que é um grande problema... É que Mattie é virgem e o diário da Condessa começa já depois desta estar casada... Sem material em que se basear e sem conhecimento de causa, Mattie vê apenas uma solução: perder a sua virgindade com Edward e, assim, garantir experiência em primeira mão que lhe permita escrever a cena. Porém, conseguirá ela entregar-se a Edward sem lhe entregar também o coração? E que acontecerá quando ele descobrir que é ela a Chérie que ele procura?

Gostei bastante deste romance, uma espécie de Bela e o Monstro, com personagens fortes e bem desenvolvidas e com um enquadramento histórico bastante credível. Gostei muito da Mattie, que nunca conheceu realmente a felicidade até conhecer o Edward, mas que se mantém fiel a si própria e ao seu desejo de independência, não se humilhando, nem rastejando aos seus pés. E também gostei bastante do Edward, um homem amargurado e mudado pela guerra, que tem muita dificuldade em aceitar que uma mulher possa querer estar consigo sem esperar algo em troca e que, quando percebe o erro que cometeu, move mundos e fundos para corrigir a situação.

A autora (cujo verdadeiro nome é Emily Gee, nome com que publica fantasia) escreveu uma prequela deste livro, uma novela que conta a história da jovem Condessa e do seu moço de estrebaria, e eu vou lê-la sem dúvida! 

Classificação: 4

-------------------------------------------------------------------
Este livro conta para os Desafios 2014 Netgalley & Edelweiss ReadingTBR Pile 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário