quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Balanço das leituras de 2012

Ora bem, já tinha feito este post ontem, mas parece que o blogger resolver fazer birra e desapareceu-me com o post...

Por isso vou começar este como terminei o outro desejando a todos um feliz 2013 recheado de muitas e boas leituras!

E agora o balanço propriamente dito... 

Começando pelas resoluções que tinha definido para 2012:
Ler 30 livros - prueba superada! Li 47. Ah pois é!
Ler mais livros que já tenho na estante - pumba! Também consegui. Li 17 livros da pilha TBR, o que corresponde a 36% das minhas leituras.
Comprar menos livros - grande fail... Entre aquisições, presentes, trocas e ganhos em passatempos, em 2012 vieram-me parar à estante 75 novos livros - mais 3 que no ano passado e nem sequer estou a contar com os ebooks...
Continuar a utilizar a biblioteca - li 2 livros da biblioteca.
Continuar a ler autores portugueses - li 9 livros de 8 autores portugueses.
Completar os quatro desafios de leitura em que me inscrevi - acabei por me inscrever em seis, mas completei todos.

E também:
Ler um livro de Jane Austen;
Ler um livro de Saramago;
Ler um livro de Tiago Rebelo;
Ler um livro de Isabel Allende;
Ler um livro de Gabriel García Márquez;
Ler um livro de Mario Vargas Llosa;
Ler mais livros de Sandra Brown;
Ler o quarto livro da série O Clube das Investigadoras;
Ler o quarto livro da série Dexter;
Ler os livros inspirados pela série Castle;
Começar a ler a série Southern Vampire Mysteries que inspirou a série televisiva True Blood.


E agora, vamos às estatísticas:

Número de livros lidos: 47
Total de páginas lidas: 14165

Género do autor:
Masculino - 17
Feminino - 30

Nacionalidade do autor:
Americana - 22
Portuguesa - 9
Inglesa - 9
Outra (Australiana, Chinesa, Francesa, Irlandesa, Italiana, Canadiana) - 7

Género mais lido:
Mais uma vez foi o mistério/suspense/crime com 15 livros.

Edição lida:
Original (inglês) - 8
Original (português) - 9
Tradução (português) - 30

Ano da edição:
2013 - 1
2012 - 15
2011 - 7
2010 - 6
2009 - 2
2008 - 3
2006 - 3
2005 - 2
2004 - 2
2002 - 4
1994 - 1
1992 - 1

Século da edição original:
Séc. XIX - 1
Séc. XX - 14
Séc. XXI - 32 

Editoras mais lidas:
Edições Asa - 14
Quinta Essência - 7
Público - 4
Porto Editora - 2
Hyperion - 2
Outras - 18

Origem dos livros:
Comprados em 2012 - 12
Pilha TBR (To Be Read) - 17
Ganhos - 2
Recebidos para review - 11
Biblioteca - 2
NetGalley - 1
Emprestados - 2

Posso afirmar que foi um ano bastante positivo em termos de leituras. Foi o ano em que finalmente me dediquei à leitura de autores portugueses, dos quais destaco Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz. Foi também o ano em que descobri autoras que já se tornaram obrigatórias: Julia Quinn, Lisa Keypas, Madeline Hunter, Kate Morton, Jojo Moyes e Susanna Kearsley. E descobri um novo género que adoro, o romance sensual. Melhor só mesmo se for de época... E consegui retomar a leitura de séries que já tinha começadas e até iniciar uma nova.

Consegui ler mais livros que já tinha cá por casa, embora não tenha conseguido diminuir o número de aquisições... E consegui terminar todos os desafios de leitura, o que me deixa mesmo muito contente!

Foi o ano em que tive o prazer de conhecer pessoalmente alguns bloggers cujos blogs sigo religiosamente. E juntei-me ao twitter, que me permitiu contactar com outros bloggers, e não só, e que já se tornou um vício...

E foi o ano em que comprei o Kindle. E apesar de ainda não o ter há muito tempo, estou cada vez mais rendida a ele. A leitura no Kindle é surpreendentemente agradável e mais rápida do que num livro normal. Não me perguntem porquê, mas simplesmente é.  E não se preocupem, o facto de pertencer agora ao fã clube do Kindle não significa que vá deixar de ler livros em papel. Mas acreditem que nestas mini-férias que hoje terminei foi óptimo poder levar vários livros comigo sem o excesso de bagagem.

E pronto, de certeza que ontem tinha escrito mais qualquer coisa que hoje não me consigo lembrar, mas aqui fica o meu balanço de leituras de 2012. Amanhã tentarei publicar o Top 10 de 2012 e também as minhas resoluções para 2013.

2 comentários:

  1. Ola =) e Feliz Ano Novo!

    Criei um cantinho para as minhas leituras e gostava que fosses la dar um pulinho, se pudesses. =P

    Ate porque preciso de ter seguidores para poder ter parcerias com as editoras. Se puderes ajudar desde já agradeço.

    De qualquer modo continuo a vir aqui para saber das novidades e participar nos passatempos.

    http://livrosechaquente.blogspot.pt/

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e Feliz Ano Novo para ti também!

      Boa sorte e muito sucesso para o blog.

      Eliminar