quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Opinião: "Peripécias do Coração"

Título original: The Viscount Who Loved Me
Autor: Julia Quinn
Série: Bridgertons #2
Tradutor: Ana Álvares
Editor: Edições Asa
Edição/reimpressão: Setembro de 2012
ISBN: 9789892320144
Páginas: 384
Origem: Oferecido pela editora em troca de uma opinião honesta

Sinopse: A sensata Kate Sheffield está decidida a encontrar para a sua meia-irmã Edwina um marido de reputação impecável. Mal ela sabe que o visconde Anthony Bridgerton já traçou um plano... que inclui a belíssima jovem! E ele não está habituado a ser contrariado... Embora Anthony seja o solteirão mais cobiçado da temporada, a sua reputação de mulherengo perturba Kate. Ela terá de agir rapidamente, pois Edwina vê com muito bons olhos os avanços do visconde. Mas Edwina fez uma promessa que não está disposta a quebrar: nunca casará sem a bênção de Kate. Cabe, pois, a Anthony convencer aquela que (espera) será a sua futura cunhada. Ele é um homem determinado e seguro de si... e não contava encontrar uma adversária à sua altura. Frente a frente, Kate e Anthony apercebem-se de que têm mais em comum do que imaginaram. Mas o que os une ameaça separá-los para sempre.

A minha opinião: Ai, o que eu gosto desta família! Já tinha adorado o primeiro livro, mas acho que ainda gostei mais deste.

O Anthony já tinha dado um ar da sua graça em Crónica de Paixões & Caprichos e já lhe tinha achado um piadão no seu papel de irmão mais velho e super-protector. Mas agora ficamos a saber o porquê de ele ser assim, como a morte do pai o marcou profundamente e lhe enraizou o sentido de responsabilidade pela família. A história passa-se cerca de um ano após Crónica de Paixões & Caprichos e Anthony decide que é tempo de casar e conceber o herdeiro que dará continuidade ao título. Qualquer mulher lhe serve, pois não tem qualquer intenção de se apaixonar, por isso escolhe a sensação da temporada, Edwina Sheffield, para futura esposa. Só há um problema, Edwina só casará com alguém aprovado pela sua irmã Kate, e Kate nunca deixará a irmã casar com um libertino como Anthony...

Assim que Anthony e Kate se conhecem embirram logo um com o outro e, como são ambos muito teimosos, ambos juram conseguir atingir o seu objectivo: Anthony, casar com Edwina; e Kate, nunca permitir o casamento de ambos. Gera-se uma série de situações muito divertidas, enquanto ambos procuram atingir o seu objectivo ao mesmo tempo que lidam com sentimentos contraditórios. É que, ainda que saiba que Anthony não serve para a irmã, Kate não consegue deixar de pensar que seria perfeito para ela... E, para grande espanto de Anthony, é Kate que invade os seus sonhos e não a sua irmã.

A autora é mais uma vez fenomenal na criação de personagens reais, com problemas e traumas que as tornam imperfeitas, mas encantadoras. E é também mestre na introdução de cenas memoráveis de tão divertidas, mas também fundamentais no aprofundamento da relação entre os protagonistas. Refiro-me, claro está, à famosa cena do jogo de palamalho acerca da qual já tinha lido, mas estava longe de imaginar o quão memorável seria. Mas também a cena da trovoada na biblioteca foi marcante, apesar de não ter nada de divertido.

Adorei o facto da autora não ter utilizado o acontecimento marcante que se dá no final para produzir a epifânia no Anthony, mas antes ter utilizado o Benedict e o Colin para o fazer. Começo a perceber porque é que o Colin é um personagem tão amado...

Fiquei a saber no site da autora que ela escreveu um epílogo alternativo (e parece que se trata de uma desforra no palamalho...), e que todos os epílogos alternativos vão ser editados num só volume em breve. Vou encomendar de certeza!

Agora só me resta esperar pelo próximo livro, a história do Benedict. E parece que vai ser uma espécie de retelling da Gata Borralheira. Mal posso esperar!

Classificação: 5

6 comentários:

  1. Eu já li todos em inglês mas está claro que tenho ido a correr comprar as versões PT e este também já cá canta. Ontem já estive a reler a cena do jogo (épica! é simplesmente épica! melhor só a cena inicial do 4º livro! xD) e agora vou pegar nele como deve ser e ler tudinho. :D

    ResponderEliminar
  2. Ora bolas, assim deixas-me curiosa... O 4º livro é o do Colin, não é?

    ResponderEliminar
  3. Sim! Ele é o meu Bridgerton preferido. <3 Além disso foi o primeiro livro que li, só em PT é que estou a ler por ordem de publicação. A cena inicial convenceu-me logo de que a Julia Quinn era a autora que eu andava à procura neste género. :)

    ResponderEliminar
  4. Li agora o 1º e adorei, mal posso esperar pelo próximo :)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  5. WhiteLady, também estou rendida à autora. Só de pensar no tempo que vou ter de esperar pelo próximo...

    Maria, se adoraste o primeiro, então também vais adorar este!

    ResponderEliminar
  6. Deixei-te um selito no meu blogue :D
    http://blocodedevaneios.blogspot.pt/2012/09/selo-versatile-blogger.html

    bjs*

    ResponderEliminar