domingo, 5 de junho de 2011

Meme Literário (2)

Fui desafiada pela Ruthy do blog A viajante para responder ao seguinte meme literário:

1- Existe um livro que leias e releias várias vezes?

Não. Geralmente não releio, embora haja alguns que já li há alguns anos e que me começa a apetecer reler... Um exemplo é A Casa dos Espíritos de Isabel Allende.
Quando era miúda relia bastante, mas talvez porque não tinha acesso a uma grande variedade de livros.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Um que não consegui ler até ao fim foi Os Maias de Eça de Queirós. Era leitura obrigatória no secundário, mas não consegui ultrapassar as descrições intermináveis do autor. Já por várias vezes pensei que talvez agora o conseguisse ler, mas ainda me lembro demasiado bem da tormenta que foi tentar lê-lo da primeira vez, por isso acho que vou deixar passar mais uns anos até tentar novamente.

3 - Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?

Não era capaz de escolher um só. Há demasiados livros que ainda quero ler e, dos que já li, vários me marcaram, por diversos motivos, e tornaram-se favoritos. Mas acho que mesmo um favorito acabaria por "enjoar" se fosse a minha única leitura...

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?

Provavelmente há vários, mas lembro-me de Doutor Jivago de Boris Pasternak e de Tieta do Agreste de Jorge Amado, dois livros que quero ler há já bastante tempo e que até possuo, mas parece que nunca é a altura certa para eles.

5 - Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?

Só o li no ano passado, mas acho que não me vou esquecer da cena final de A Idade da Inocência de Edith Wharton. Não era o que estava à espera, mas outro final não teria sido tão memorável.

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Sim, adorava passar as tardes das férias de Verão com o nariz enfiado num livro. Também o hábito de ler antes de adormecer vem de pequena e, por muito que a minha mãe ralhasse comigo que ia estragar a vista (será coincidência o facto de agora usar óculos?), nunca perdi esse hábito.
Os meus pais sempre me compraram muitos livros (tinha mais livros que bonecas...) e os que me lembro melhor eram os da Anita e os da Colecção Formiguinha. Mais tarde vieram os livros de Uma Aventura e do Clube das Chaves e também os de Alice Vieira. Também adorava ler a banda desenhada da Disney.

7 - Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Só me consigo lembrar de dois, ambos lidos no secundário, mas provavelmente houve mais: Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett  e O Judeu de Bernardo Santareno.

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.

Um Crime no Expresso do Oriente de Agatha Christie,
O Assassinato de Roger Ackroyd de Agatha Christie,  
A Casa dos Espíritos de Isabel Allende, 
De Amor e de Sombra de Isabel Allende, 
O Nome da Rosa de Umberto Eco,
Orgulho e Preconceito de Jane Austen,
Jane Eyre de Charlotte Brontë,
O Código Da Vinci de Dan Brown,
Calafrio de Sandra Brown,
Como Água Para Chocolate de Laura Esquivel,
A Idade da Inocência de Edith Wharton
O Mundo Encantado de Beatrix Potter de Richard Maltby Jr.  

9 - Indica 10 blogs para o meme literário
Vou desafiar todos os leitores do blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário