quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Opinião: "Orgulho e Preconceito"

Título original: Pride and Prejudice
Autor: Jane Austen
Tradutor: Nuno Castro
Editor: Grupo Cofina (Biblioteca Sábado)

Edição/reimpressão: 2008
ISBN:
9788461205950
Páginas: 240

Sinopse: Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de uma família da classe média rural, conhece Fitzwilliam Darcy, membro da alta sociedade mas de um orgulho desmesurado. As tensões aparecem rapidamente, alterando sensivelmente o idílico e pacífico mundo rural inglês, que se revela como uma sociedade rígida em que abundam os preconceitos e na qual nem tudo é aquilo que parece. Neste romance de formação, os protagonistas devem madurar e aprender dos seus erros para poderem encarar o futuro, superando o orgulho de classe de Darcy e os preconceitos de Elizabeth.
 

A minha opinião: Uau! Nunca pensei que um livro do qual já conhecia a história me prendesse tanto, mas a verdade é que prendeu. Li-o em tempo recorde (para mim que não sou uma leitora particularmente rápida) e aproveitava todos os momentos livres para ler só mais um bocadinho...

Adorei tudo neste livro, a história, as personagens, a moral, tudo! Já imaginava que iria gostar pois, apesar de nunca ter lido nenhum dos livros de Jane Austen, já tinha visto as adaptações cinematográficas de Sensibilidade e Bom Senso, Emma (do qual vi também a mais recente série da BBC) e Orgulho e Preconceito. E o mais curioso é que, se adorei as adaptações dos dois primeiros, não fiquei particularmente fã da adaptação de Orgulho e Preconceito. E por isso pensei que não iria gostar do livro por aí além. Como estava enganada! Embora tivesse achado a versão cinematográfica de Elizabeth irritante e enjoada (para o que pode ter contribuído a actriz que desempenhou o papel...), agora que li o livro pude compreender melhor o porquê de muitas das suas atitudes que me tinham irritado no filme. E quero revê-lo pois acho que, agora que conheço toda a história, me agradará bastante mais.

Embora seja uma história escrita há mais de 200 anos, continua muito actual, pois muitas vezes a primeira impressão que temos de uma pessoa condiciona a nossa visão da mesma e leva-nos a criar preconceitos que nos impedem de ver como ela realmente é. E também continuam a existir os preconceitos motivados pelo orgulho de uma maior fortuna e posição social.

Achei todas as personagens credíveis, pois ainda hoje não seria difícil encontrar pessoas iguais às descritas por Jane Austen. Todas as personagens estavam perfeitas no seu papel, nada me pareceu a mais na história, tudo se conjugou com sentido no final e não ficaram pontas soltas. Não tenho absolutamente nada de negativo a apontar nesta leitura, excepto o tamanho da letra da edição que li. Mas, por outro lado, se não fosse o tamanho de letra pequeno que me forçava a parar a leitura por cansaço, teria devorado este livro em muito menos tempo...

Foi, sem dúvida, o melhor livro que li desde que iniciei o blog! 

Classificação: 5

4 comentários:

  1. Em vez do filme (que odiei), aconselho vivamente a série da BBC, com Colin Firth como Mr. Darcy e Jennifer Ehle como Elizabeth Bennet.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela sugestão Susa, vou tentar encontrar a série. O Colin Firth deve ser perfeito como Mr. Darcy...

    ResponderEliminar
  3. Bom este é um livro que defenitivamente vai comigo de férias, após ter lido a tua opnião fiquei rendida. Eu já vi o filme faz alguns anitos, não me recordo bem da história por isso tenhos mas um motivo para o ler em férias.
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar
  4. Acho-o uma leitura perfeita para qualquer altura! Espero que gostes.

    ResponderEliminar