terça-feira, 21 de setembro de 2010

Opinião: "Breaking Dawn"

Autor: Stephenie Meyer 
Série: Twilight #4
Editor: Atom - Little, Brown Book Group
Edição/reimpressão: 2010
ISBN: 9781907410352
Páginas: 706

Sinopse:
To be irrevocably in love with a vampire is both fantasy and nightmare woven into a dangerously heightened reality for Bella Swan. Pulled in one direction by her intense passion for Edward Cullen, and in another by her profound connection to werewolf Jacob Black, she has endured a tumultuous year of temptation, loss and strife to reach the ultimate turning point. Her imminent choice to either join the dark but seductive world of immortals or pursue a fully human life has become the thread from which the fate of two tribes hangs.
Now that Bella has made her decision, a startling chain of unprecedented events is about to unfold with potentially devastating and unfathomable consequences. Just when the frayed strands of Bella's life - first discovered in Twilight, then scattered and torn in New Moon and Eclipse - seem ready to heal and knit together, could they be destroyed... forever?

A minha opinião: A leitura deste livro deixou-me com sentimentos contraditórios... Se, por um lado, foi muito bom acompanhar até ao fim as personagens de uma saga que adorei ler, por outro fiquei com a sensação que a autora gostou tanto das personagens que criou que teve de arranjar maneira de assegurar um final feliz para todas.

Embora deteste ter de o fazer, sinto que sou incapaz de expressar convenientemente a minha opinião sobre este livro de outra forma e, por isso: 

ESTA OPINIÃO CONTÉM SPOILERS (SELECCIONEM O TEXTO PARA LER)

Neste quarto e último livro da saga Twilight assistimos ao casamento de Bella e Edward e à sua lua-de-mel (embora a autora não entre em detalhes que o livro é direccionado a jovens adultos). Ora acontece que Bella acaba por ficar grávida (quem é que pensaria em utilizar protecção numa relação entre uma humana e um vampiro...) e insiste em levar a gravidez até ao fim, contrariando a opinião de Edward e colocando a própria vida em risco.

Até aqui tudo bem. O meu problema começou quando, após o nascimento da menina (baptizada de Reneesme), e enquanto o veneno de Edward actua no corpo de Bella salvando-lhe a "vida", Jacob imprints (não sei como foi traduzido para português) em Reneesme, acabando assim o triângulo amoroso Edward/Bella/Jacob. Pareceu-me forçado, uma forma de assegurar um final feliz a Jacob e de tirar um peso da consciência de Bella. Ainda em relação a este assunto tive um outro problema. É que quando Bella descobre fica furiosa com Jacob. Pareceu-me uma reacção estúpida considerando que ela sabia que os imprints dos lobisomens estão fora do seu controlo, que ela própria chegou a desejar que acontecesse com Jacob para que ele não sofresse mais por ela e que ela o amava ao ponto de escolher ficar com ele se não existisse o Edward. Então porque raio é que ele não seria suficientemente bom para a sua filha?

O meu outro problema com a história relaciona-se com os Volturi. Após descobrirem a existência de Reneesme e de erradamente pensarem que é uma criança eterna (uma criança transformada em vampiro) encontram aí a justificação para atacar os Cullen e, quem sabe, conseguir recrutar à força alguns deles (os que têm poderes) para a sua guarda. A tensão do conflito eminente está muito bem construída, sabemos que muitos deles, se não mesmo todos, não irão sobreviver pois a guarda dos Volturi é demasiado poderosa, mas depois, de repente, acontece algo que leva os Volturi a retirar. Resultado, não há qualquer luta nem qualquer vítima (excepto uma que é morta pelos Volturi como forma de provocar o outro lado). Ora até no Harry Potter, destinado a um público bem mais jovem, há personagens bastante queridos que morrem, mas aqui não, aqui todos os personagens têm direito a um final feliz... Bah, em que mundo perfeito é que todos os personagens têm direito a final feliz? Achei demasiado forçado.

Por último resta-me referir que a introdução do personagem Nahuel, meio humano/meio vampiro, bem como o diálogo final entre Bella e Edward faz-me temer que a autora planeie escrever novos livros centrados no triângulo amoroso Jacob/Reneesme/Nahuel.

E pronto, resumindo, gostei da saga num todo, fiquei um pouco decepcionada com a conclusão. Penso que teria gostado mais se terminasse no terceiro livro, Eclipse.

Classificação: 2


Da mesma série: 

4 comentários:

  1. Concordo com tudo o que disseste... Demasiado perfeitinho o final! Tanta preparação para batalha com os Volturi e depois... nada!!!
    Gostei de o ler mas acho que a autora podia se esforçar um pouco mais. Houve momentos muito forçados apesar do livro ser enorme!

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá Jojo. Sim, foi muita parra e pouca uva!
    Já leste o Nómada? Pela sinopse não me parece que vá gostar, mas também não teria lido o Twilight se não mo tivessem recomendado...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Concordo totalmente :)
    Gostei dos três primeiros, dando mais atenção ao Eclipse, devido ao beijo, mas este último deixou mesmo a desejar com o final feliz.
    Na minha opinião, apesar de não saber quem ficaria a "cuidar" dos vampiros, acho que os Volturi deviam ter sido mortos. [Sonhadora, heheh]
    Concluindo, este último estragou parcialmente uma série que tinha tanto futuro.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ester. Eu já teria ficado contente se os Volturi levassem uma valente sova...

    ResponderEliminar