quinta-feira, 24 de junho de 2010

Opinião: "The Lawyer's Secret"

Autor: M.E. Braddon
Editor: Hesperus Press
Edição/reimpressão: 2009
ISBN: 9781843911890
Páginas: 124

Sinopse: Orphan Ellinor Arden is called from her secluded Paris home to London for the hearing of a will. To her surprise, she is named as the inheritor of her estranged uncle's fortune, on condition that she marry his adopted son.
Encouraged by her lawyer and guardian, the dashing Horace Margrave, she enters into wedded life with this perfect stranger, but it soon becomes clear that her trust in a dead man's wishes has been misplaced.

Suspense-ridden sensation fiction from a master of the art, The Lawyer's Secret and the counterpart piece presented here, "The Mistery at Fernwood", represent gripping Victorian literature at his best.

A minha opinião: The Lawyer's Secret inclui duas histórias, a que lhe dá o título e The Mistery at Fernwood. A primeira é a história de Ellinor, orfã de pai e mãe, cujo tutor legal é o advogado e amigo do seu pai, Horace Margrave. Quando atinge a maioridade, Ellinor é informada pelo advogado que o seu tio, que havia falecido, lhe deixou a sua fortuna em herança com a condição de que esta se case com o rapaz que o seu tio criou como filho. Aconselhada por Horace, Ellinor acaba por aceitar o casamento. Mas existe um segredo partilhado pelo advogado com o futuro marido de Ellinor (e que só nos é revelado no final) que condiciona as vidas e a felicidade dos três. Na verdade acabam por ser dois segredos, mas um deles é demasiado evidente para ser um segredo e o outro, aquele que dá nome ao livro, confesso que não o descobri apesar de existirem pistas evidentes a indicá-lo. 

Gostei mais da segunda história, ainda que rapidamente tivesse descoberto qual o mistério em Fernwood. Conta-nos a história de Isabel que viaja até Fernwood, a propriedade da família do seu noivo Lawrence, a fim de a conhecer. Mas aí existe um misterioso hóspede que nunca sai do quarto e acerca do qual todos se mostram reticentes em falar... Embora tenha sido escrita em finais do século XIX, continua a ser uma história cheia de suspense e mistério.

Classificação: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário